Durante o ano, foram aplicadas 478 multas por crimes ambientais, aumento de 48% em relação a 2024
(Crédito: Rafael Macri / PMM) - Baixar imagem
Em 2025, a Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá, intensificou a atuação da fiscalização ambiental, com atendimento às demandas registradas na Ouvidoria Municipal. Durante o ano, foram aplicadas 478 multas por crimes ambientais, aumento de 48% em relação a 2024. Os dados reforçam o compromisso do município com o cumprimento da legislação ambiental e o trabalho estratégico adotado.
As solicitações recebidas pelo município são, principalmente, ocorrências de poluição sonora por estabelecimentos comerciais, queimadas, descarte irregular de resíduos, poluição do ar e corte ou poda irregular de árvores, incluindo intervenções no passeio público. No período, foram realizados 2.605 atendimentos pela Ouvidoria Municipal. O número é 7,9% maior ao registrado em 2024, reforçando a confiança da comunidade no órgão ambiental.
Como resultado das ações de vistoria e fiscalização ambiental realizadas ao longo de 2025, foram emitidos, além dos autos de infração ambiental, 17 autos de advertência e 583 notificações ambientais. Também foram realizadas 1.643 vistorias para averiguação do cumprimento de termos de compromisso ou de auto de infrações, aumento de 13%.





